Apresentação

Este blog foi criado para reunir informações sobre o ex-atleta do Sport Club Internacional, de Porto Alegre, João Carlos Grizza Beretta. Jogando como lateral, Beretta construiu mais de uma década de história defendendo a camiseta colorada. Foram 17 anos de Inter: jogou dois anos como júnior e 10 anos como atleta profissional. Fora de campo, foi supervisor do departamento de futebol amador do Internacional (1985/1990), e foi presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado do RS e da Associação de Garantia ao Atleta Profissional do RS (Agap/RS), no período de 1981 a 1984. Foi um dos fundadores da Agap/RS.

Como atleta do Internacional, jogou 143 partidas, contribuindo para 79 vitórias e 45 empates. Também sofreu com as 19 derrotas contabilizadas. Jogou em 12 Grenais e participou de três jogos pela seleção gaúcha.

Do menino que nasceu no Litoral Norte do Estado, ao jogador e depois político, Beretta fala, aqui, dos fatos marcantes em sua trajetória. Casado, pai de dois filhos, hoje Beretta atua como administrador do ramo imobiliário faz parte do Rotary Club Gravataí. No esporte, trocou o campo gramado pelas quadras de tênis e pádel.

Com seus comentários e relatos de encontros com amigos e ex-atletas do futebol, espera contribuir para levar ao público informações sobre uma época de ouro do Internacional, e mostrar como era o cotidiano dos jogadores.

 A FAMÍLIA

Beretta é pai de dois filhos: Filipe Schmitz Beretta e Diego Schmitz Beretta, do seu primeiro casamento. Há 10 anos, é casado com Selma Fraga, e, junto com os filhos da esposa, Thiago de Fraga Linck e Dhiego de Fraga Linck, formou uma grande família.

Apresentação 02

.

Apresentação 01

Beretta tem formação em administração e é um dos sócios da Quatro B Assessoria Imobiliária.

Selma Fraga é tecnóloga em processamento de dados, com especialização em informática na educação e atua como consultora em Tecnologia da Informação.

Filipe Schmitz Beretta é engenheiro de minas. Atualmente, mora e trabalha no País de Gales, na Inglaterra.

Diego Schmitz Beretta é advogado e atua na Quatro B Assessoria Imobiliária.

Os irmãos Thiago e Dhiego de Fraga Linck são advogados e atuam em sociedade no escritório Linck & Abreu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



  • Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

    2 respostas a Apresentação

    1. Silvia Fernandes disse:

      É com muita satisfação que concluímos este trabalho de resgate histórico da trajetória do atleta João Carlos Grizza Beretta, ex-jogador do Sport Club Internacional. Sua iniciativa de organizar seu arquivo pessoal e publicar imagens e lembranças contribui para a divulgação de uma parte da história de um período de outro do Internacional e do futebol profissional no RS. Sua personalidade carismática é respeitada na cidade de Gravataí, onde foi vereador, presidente da Câmara, e até prefeito em exercício. Sua atuação como atleta é recordada com entusiasmo por todos que acompanharam e lembram de sua atuação em campo. Sua atuação social e familiar é confirmada pelos filhos, esposa e todos aqueles que compartilham a vida de Beretta. Agradeço a oportunidade profissional e a confiança depositada, ao repassar conteúdos, documentos de inestimável valor pessoal, além das conversas e depoimentos sinceros, que aproximam do futebol até aqueles que não estão habituados com esquemas táticos, escalações e a linguagem dos gramados.
      Nosso agradecimento,
      Silvia Fernandes (jornalista) e Alexandre Arens (analista de sistemas)

    2. Renato Graeff Brasil disse:

      Grande amigo , o Beretta. Mesmo conhecendo-o pessoalmente a pouco tempo ,ja deu pra ver que se trata de uma pessoa impar em amabilidade , simplicidade e trato com o ser humano , merece todo o sucesso que ja alcançou em sua vida e muito mais que ainda ha de vir.
      Conhecemo-nos no setor de vinhos do Carrefour , onde trabalhei por quase um ano em 2015 , mesmo ganhando pouco , trabalhando duro , só o fato de conhecer pessoas como o Beretta , não tem valor que pague. Sendo colorado desde jovem torci muito por todos os jogadores da época , e quando soube que ele era um deles , fiquei ainda mais feliz.
      Sucesso amigão , obrigado por ser meu amigo.
      Renato.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *